quinta-feira, 21 de março de 2019

Encontro com Temer

(Escrito em 30/10/2018, no blog Bahr-Baridades, antes da prisão do ex-presidente)


Encontro o Temer num shopping em Sampa (terra dele e minha também). Fim de mandato, até sua segurança estava reduzida. E distraída.
Não foi difícil me aproximar dele.
- Bom dia, presidente!
- Bom dia - respondeu surpreso. - Você é jornalista?
- Não, não, não. Sou apenas um cidadão comum.
- Ah! Bom!
- O que o presidente faz sentado aqui?
- Não estou sentado, estou de pé - sua pele se ruborizou.
- Desculpe presidente, mas é que... o senhor sabe!
- Sim, sou baixinho. Nem estes sapatos especiais com salto interno me fazem ficar mais alto... droga!
- O que vai ser do senhor quando terminar seu mandato?
- O que quer dizer? - perguntou.
- O senhor não fica angustiado? O senhor sabe... assim que seu mandato terminar, seu processo acelera na Primeira Instância... sem foro privilegiado... sem regalias.
- Ah! Já pensei muito nisso. Mas tenho um plano.
Pausa.
- Assim que passar a faixa pro Bolsonaro, eu desapareço. Sabe como é, na presidência fiz muitos amigos... sumirei em algum país que não tenha tratado de extradição com o nosso. Volto quando prescrever o tempo do processo.
- Mas o senhor não acha que isso seria... tipo... uma covardia?
- Penso que não, respondeu o presidente. - Afinal, não ficaram o tempo todo gritando "Fora Temer! Fora Temer!"? Então vou atender ao pedido e cair fora. Todo mundo vai ficar satisfeito.
Pausa.
O presidente teve aquele tique usual, ajeitou sua gravata, tocou o bolso do paletó, esfregou as mãos...
- Eu não serei condenado. Não há provas contra mim - repetiu a mesma ladainha de sempre, aquela que estamos acostumados a ouvir no rádio e na tevê.
- E seus aliados de confiança? Os puxa-saco? Irão junto?
- Que aliados? O Marun? O Perondi? O Beto Mansur? Eles são uns oportunistas, assim que terminar meu mandato eles já estarão se agarrando nas tetas de outro influente... com o perdão da expressão.
- Valeu a pena, presidente?
- Sim, valeu. Deu para sentir o gostinho do poder. Deu para ganhar um dinheirinho... - seus olhos brilharam. - Deu para conhecer a linda Marcela... é muito melhor do que conviver com Eleonora Menicucci, Graça Foster, Ideli Salvatti, a Dilma... Irghhh! Todas uns bofes! Horrorosas!
- E, presidente, o senhor...
Fui interrompido. A segurança se deu conta de que eu era um intruso e rapidamente afastou Temer para distante.
Ele ainda me deu um aceno, acho que gostou de se abrir com uma pessoa comum como eu.
JEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário