sábado, 9 de março de 2019

Dos concursos literários


O desejo de muitas pessoas que se propõem e gostam de escrever impulsionou a periclitante indústria do livro a promover concursos literários explorando um sem-número de temáticas. São várias editoras espalhadas Brasil afora que os divulgam por todos os meios.

Há um problema: vários destes concursos têm uma "pegadinha". Ao se ler cuidadosamente o regulamento aparece um texto similar a "os trabalhos que não obtiverem os primeiros lugares serão publicados ao valor de R$... através de boleto bancário emitido ao participante". Ou "o concorrente deverá adquirir "x" exemplares do livro ao custo de R$... através de boleto bancário emitido ao participante".

Traduzindo: o concorrente envia seu trabalho (conto ou poesia), fica torcendo para ser um dos vencedores, geralmente definidos  por critérios abstratos e acaba recebendo uma cobrança bancária, dividida em duas ou mais vezes e da qual dificilmente se livrará, visto ter enviado o trabalho conjuntamente com a inscrição, aderindo explicitamente ao regulamento. 

Dos concursos divulgados acima, a maioria inclui estas cobranças no corpo dos regulamentos. Olho vivo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário