quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Como equilibrar opiniões divergentes com nossas amizades?

 

Sim, nós humanos temos escolhas.
Temos cabeças diferentes, vidas diferentes, opiniões diferentes. 
Não há como imaginar que todas as mentes funcionem em sintonia fina. E quando se trata de política, então...
Parece que nunca o Brasil esteve tão dividido politicamente. Uns gostam de fulano, outros de sicrano ou beltrano. Esta diferença de opiniões tem feito com que as discussões nas redes sociais se tornem cada vez mais acirradas, acaloradas, até iradas. Alguns comentários chegam a ser assustadores.
Há divergências que levam ao conflito e até ao rompimento.
Eu mesmo já tive a amarga experiência de ver estraçalhadas algumas amizades pelo simples fato de trilhar uma linha política diversa dos outros.
Discussões acaloradas mas amistosas que se limitavam aos clubes de futebol da preferência de cada um e que terminavam com uma boa cervejada, com abraços de despedida, hoje culminam em desfechos nada amistosos, que incluem até a eliminação dos nomes no rol de amigos das redes sociais.
Amizades de longa data tendem a se esgarçar. Muitos deixam até de se falar e, pior, nota-se que destilam ódio sobre qualquer um que discorde da sua linha de pensamento.
Num mundo cada vez mais virtual, estas perdas são irreparáveis. Perder uma amizade é quase tão doloroso como perder um ente querido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário