domingo, 8 de setembro de 2019

CBN Londrina, a rádio que toca "reclames"

"Reclame" era o nome com que as pessoas chamavam os velhos anúncios e comerciais de rádio nas décadas de 1950, 1960 - e talvez até antes daquela época.
Pois são com "reclames" que a Rádio CBN Londrina preenche a maioria do tempo que deveria se destinar às notícias. "A rádio que toca notícias" é o que propõe o slogan da emissora.
Contrariando todas as técnicas que aprendemos nos cursos de comunicação, a CBN Londrina consegue aborrecer seus ouvintes em alguns horários matutinos com sequências de jingles e anúncios narrados que chegam a 15 ou mais sem interrupção, ocupando de sete a dez minutos seguidos. Aliás, interrupção é o que estes "reclames" conseguem, pois o operador de som local por inúmeras vezes supera o tempo que se destinaria ao noticiário, que volta já no meio da fala do apresentador.
Para quem se lembra dos primeiros comerciais de tevê, que eram imagens fixas chamadas de "getês" - antes dos filmes e desenhos animados - parece que a Rádio CBN nos faz voltar no tempo.
Uma pena! Pois para quem acompanhava o noticiário matutino da Rádio Panamericana (posteriormente Jovem Pan) em São Paulo e por um bom período a Rádio Eldorado, também daquela cidade, fica a nítida impressão de que a CBN Londrina regrediu no tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário