sábado, 1 de junho de 2019

Observando de longe os acontecimentos brasileiros


- O presidente Bolsonaro vez em quando enfia os pés pelas mãos, falando abobrinhas. Com frequência ele contradiz a lógica dos seus ministros mais entendidos do que ele, para tentar se desdizer depois. É a falta de experiência administrativa, resultado de longos anos no Exército e no Legislativo.

- A Câmara dos Deputados ainda não se convenceu de que o Brasil está mudando. As manifestações de rua deram um recado explícito àqueles que continuam exercendo a velha política regida pelos "raposas", muitos deles já senis - se não em idade, certamente em atos.

- Os congressistas não entenderam que a fase do "toma lá, dá cá" está terminando. A renovação parcial de deputados e senadores começa a bloquear as barganhas e as chantagens que muitos faziam para conseguir benesses, verbas, cargos e nomeações.

- A luta para acabar com verbas irregulares concedidas a ONGs, entidades, blogueiros, jornalistas e apaniguados certamente será árdua... mas o velho esquema criado pelo PT para que os órgãos de comunicação varressem as desídias e os "mal feitos" para debaixo do tapete está mudando. 

- Tudo indica que o Supremo Tribunal Federal será enquadrado pela voz do povo. Decisões estapafúrdias, absolvições descabidas e arrogância ditatorial vêm sendo veementemente criticadas. Os ministros do STF terão de repensar mais e mais vezes antes de tomarem decisões.

- Com o tempo, o Executivo (leia-se Bolsonaro e ministros) avaliará melhor os seus projetos intempestivos quanto à liberação de armas, mudanças bruscas no ensino, cortes (ou contingenciamento) de verbas com o prejuízo de pesquisas, bolsas, equipamentos para as universidades, infra-estrutura, etc.

- É inacreditável que o Congresso ainda tente bloquear o decreto presidencial que pretende acabar com as irregularidades existentes no pagamento de aposentadorias e benefícios - há milhares de pagamentos irregulares e  indevidos, em detrimento de quem realmente os necessita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário